O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) tem como objetivo formar recursos humanos habilitados para o desenvolvimento da pesquisa e estimular a produção científica e sua divulgação para atender às demandas locais e regionais na área de Sistemas de Computação.

Desde 2004 o mestrado em informática iniciou as suas atividades, mas ainda sem o reconhecimento da CAPES. Em meados de 2005 o curso foi então reconhecido pela Instituição, com conceito 3.

A proposta atual do mestrado tem um corpo docente bem coeso e distribuído em duas únicas linhas de pesquisa, que são: “Sinais, Sistemas Digitais e Gráficos” e “Computação Distribuída”. Estas duas linhas de pesquisa envolvem áreas tais como: Redes de Computadores, Bancos de Dados, Processamento de Sinais e de Imagens, Arquitetura de Computadores, Aplicações em Televisão Digital, Engenharia de Software, Segurança, Otimização, Computação Gráfica, entre outras.

A estrutura curricular do curso atende à formação básica de um pós-graduando em informática com a exigência das disciplinas obrigatórias recomendadas pelo Comitê da Área.

Objetivos

O programa de Pós-Graduação em Informática tem como objetivo principal formar recursos humanos habilitados para o desenvolvimento de pesquisa para o atendimento das demandas locais e regionais na área de Ciência da Computação.

Tem como objetivos específicos:

- Contribuir para a formação de grupos ou núcleos de pesquisa, além da consolidação dos já existentes no âmbito do Departamento de Informática.

- Produzir conhecimento e desenvolver tecnologias enfatizando sua incorporação à prática institucional em diversos níveis.

- Articular com a graduação através das atividades de iniciação científica desenvolvidas por professores orientadores do Programa,permitindo um contato entre os alunos de graduação e os de pós-graduação no ambiente de pesquisas do Programa.

-Oferecer possibilidades para que o profissional realize pós-graduação sem se afastar de sua realidade local, o que conduz a economia de recursos financeiros e a eliminação de transtornos inerentes ao deslocamento para outras regiões do país.

-Oferecer soluções a problemas que afligem a região, através da elaboração de dissertações inseridas no contexto local e regional.

- Desenvolver Dissertações de Mestrado interdisciplinares, devido a forte integração das ferramentas de Informática com as demais áreas, tais como Saúde, Preservação de Meio-Ambiente, e Pesquisas em Televisão Digital

Perfil do Egresso

O mestre em Informática por este Programa estará habilitado a:

- Aprofundar conhecimentos em cursos de Doutorado;

- Seguir carreira acadêmica em IES ou Centros de Pesquisa;

- Exercer atividades profissionais no mercado de trabalho;

- Desenvolver artefatos de software de alta complexidade tais como: módulos clientes/servidores para transmissão de vídeo ao vivo e sobdemanda; sistemas de vídeo conferencia; software para televisão digital, sistemas de suporte a segurança em aplicações médicas,desenvolvimento de softwares baseados em componentes, sistemas baseados em ontologias geográficas, sistemas de apoio à tomada de decisão baseados em métodos de otimização, aplicações de microeletrônica, realidade virtual, geoprocessamento, entre outras.