V Workshop de Dissertações (WDPPGI)

O Colegiado do PPGI tem a satisfação de convidar a todos da comunidade científica para o V Workshop de Dissertações do PPGI (WDPPGI). O WDPPGI tem como objetivo divulgar os trabalhos em andamento pelos alunos do Mestrado em Informática da UFPB. Além de divulgação e integração entre alunos e professores, o WDPPGI visa a ampla divulgação do programa e seus trabalhos para toda a comunidade local e nacional. O WDPPGI será realizado no Centro de Informática - UFPB em Mangabeira.

Chamada de Trabalhos:

O WDPPGI recebe artigos longos e até 8 páginas, que apresentem o estado da arte na área desenvolvida e uma clara contribuição científica na área a que se propões.

Todos artigos devem conter no máximo 8 páginas, incluindo referências e cabeçalho, e seguir o formato do IEEE para artigos científicos. Deve conter também a identificação completa dos autores, afim de estarem prontos para publicação. O template no  Overleaf pode ser acessado neste link.

O orientador deve ser, obrigatoriamente, co-autor do artigo e aprovar sua submissão.

O artigo deve ser enviado para alisson@ci.ufpb.br em formato PDF. Nesta mensagem, o orientador deve seguir copiado e, se desejar, sugerir até dois professores do PPGI para serem avaliadores do artigo.

Os trabalhos serão revisados por 2 professores do PPGI, ou pesquisadores convidados, e em caso de necessidade, por um terceiro avaliador. Entretanto, por ser um workshop interno, os trabalhos publicados não serão aproveitados como artigo publicado em conferência para fins de atender requisito para defesa final de Trabalho de Dissertação.

Isenção do Exame de Qualificação:

Os trabalhos aceitos serão apresentados oralmente durante seções de 20 minutos para uma comissão avaliadora, da qual o orientador do aluno não farão parte. Caso a comissão avaliadora julgue o trabalho suficientemente maduro, ela poderá indicar que o trabalho tenha a mesma validade do Exame de Qualificação. A comissão avaliadora será escolhida pela Coordenação do PPGI conjuntamente com a comissão organizadora do WDPPGI.

Como novidade, estamos vendo a possibilidade de publicar os melhores artigos do Workshop uma revista própria do Centro de Informática. Os autores serão comunicados sobre essa possibilidade em tempo hábil.

Também são incentivados a submeter seus trabalhos todos os alunos do PPGI que desejarem ter seus trabalhos publicados, mesmo que não desejem obter a isenção do Exame de Qualificação.

OBSERVAÇÃO: Alunos com 16 meses ou mais de matrícula, NÃO estarão habilitados a terem seus artigos validados como Exame de Qualificação, mas são bem vindos à submeterem seus trabalhos ao Workshop.

Datas importantes:

Prazo de submissão de trabalhos: 20 de junho de 2017

Resultado dos trabalhos aceitos: 30 de junho de 2017

Realização do WDPPGI: 19 de julho de 2017

Programação das apresentações:

8:00 - Palestra de Abertura
“Por que fazer mestrado em Computação na UFPB?”
Alisson Brito
8:20
“Um ambiente em tempo real para análise de VANTs utilizando Simulação Hardware-in-the-loop”
Renato Abreu, Alisson Brito (orientador)
Banca avaliadora: Fernando Matos, Eudisley Anjos
9:00
“Um Ambiente de Verificação Distribuído Baseado em HLA usando um Sistema-em-Chip”
Daniel Morais, Alisson Brito (orientador)
Banca avaliadora:  Fernando Matos, Eudisley Anjos
9:40
“Ambiente de verificação distribuída para componentes paralelos e heterogêneos”
Hálamo Reis, Alisson Brito (orientador)
Banca Avaliadora: Tiago Nascimento, Gilberto Farias e  Gustavo Peixoto
10:20
“A PSO-based Tuning Algorithm for Quadcopter Controllers”
Sarah Pontes Madruga, Tiago Nascimento (orientador)
Banca avaliadora: Alisson Brito e Clauirton Siebra
11:00
Non-linear Model Predictive Formation Control Applied to Non-Holonomic Autonomous Mobile Robots
Augusto Tavares, Tiago Nascimento (orientador)
Banca avaliadora: Alisson Brito e Clauirton Siebra
11:40
“Sistema de Baixo Custo Embarcado em Veículo Aéreo Não Tripulado para Análise da Saúde da Vegetação: Um Estudo de Caso de cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil”
Joanacelle Melo, Alisson Brito (orientador)
Banca avaliadora: Clauirton Siebra, Anand Subramanian

A avaliação será de 20 minutos para cada apresentação e a banca fará as considerações ao final. A banca será composta por cada um dos avaliadores e presidida pelo orientador do aluno.

Comitê de Programa:

Alisson Brito
Anand Subramanian
Clauirton Siebra
Eudisley Anjos
Fernando Matos
José Antônio
Ruy Altafim
Tiago Nascimento