Estrutura Curricular

O Curso de Mestrado em Informática está estruturado em uma etapa de obtenção de créditos e uma etapa de elaboração e defesa de uma dissertação.

A parte de obtenção de créditos é realizada em regime semestral, sendo necessários 24 créditos para que essa etapa seja considerada concluída.

As disciplinas oferecidas são, em sua maioria, de 60 horas (4 créditos).

O aluno, ao escolher o seu orientador, escolhe também a linha de pesquisa do programa ao qual deseja se vincular.

O Antigo Regimento do Curso foi aprovado pelo CONSEPE, com a resolução No 36/2005, para as turmas dos anos 2006, 2007 e 2008.  No Ano de 2009 foram feitas mudanças/atualizações no Regimento do Curso, e foi aprovado pelo CONSEPE com a resolução 05/2009, estando disponíveis para consultas em:

- Regimento de Abertura PPGI (2005) e Regimento Anterior do PPGI (2009)

Em 2014 foi aprovado a resolução atualmente vigente no PPGI:

- Nova Resolução do PPGI (2014)

GRADE DAS DISCIPLINAS

Apresentação

APRESENTAÇÃO

De acordo com o artigo 30 do Regulamento o número mínimo de créditos para a integralização curricular do Programa é de 24 (vinte e quatro) créditos, sendo que 12 (doze) créditos terão que ser em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) créditos em optativas. Os 12 (doze) créditos optativos, de acordo com o artigo 31 do Regulamento, deverão ser integralizados com no mínimo 04 (quatro) créditos em disciplinas pertencentes a uma dada Linha de Pesquisa. A disciplina “estudo dirigido”, com 02 (dois) créditos, constitui disciplina optativa comum a ambas linhas de pesquisa conforme o artigo 36, parágrafo §1º do Regulamento. Compõem o elenco de atividades acadêmicas do Programa, todas optativas: “estudos especiais”, “atividades outras” e “estágio docência”, que obedecem ao disposto, respectivamente, nos artigos 30, 33 e 35 do Regulamento do Programa.

No início de cada período letivo a Coordenação do Programa, ouvindo cada Linha de Pesquisa, elaborará a lista de oferta de disciplinas. Pelo fato da Estrutura Acadêmica não contemplar o sistema de pré-requisitos, caberá à Coordenação do Programa juntamente com o Orientador Acadêmico ou de Trabalho Final a responsabilidade de orientar os alunos por ocasião da escolha das disciplinas, de acordo com a base de conhecimento que cada um é possuidor.